Publicado por: Horácio Noronha | 21/10/2014

Os pontos principais do Sínodo dos Bispos, para D. Manuel Clemente

Sinodo

Valorizar o «projeto cristão» da família e analisar como a «atender» quando «surgem dificuldades» em segui-lo foram os dois temas de duas semanas de debate.

D. Manuel Clemente, em entrevista à Rádio Vaticana, considera que o Sínodo dos Bispos teve como “ponto essencial” a valorização da família como “é entendida cristãmente” e, como “contraponto”, o debate sobre formas de a atender quando “surgem dificuldades em seguir o projeto cristão”

“Temos de agradecer particularmente ao Papa Francisco por ter tido a coragem e franqueza de por esta questão em cima da mesa: como podemos atender a estes problemas das famílias e apoiá-las para não se desagregarem e, no caso de estarem já desagregadas, o que se pode fazer em termos de reconciliação, surgindo aí o problema de saber se podem ou não, depois dum processo penitencial nalguns casos, aceder novamente aos sacramentos”, explicou D. Manuel Clemente.

“O que havemos de fazer em relação àqueles que, sem estarmos a fazer juízos de valor, não conseguiram andar para a frente com os seus compromissos familiares”, é a questão iniciada no Sínodo dos Bispos, referiu D. Manuel Clemente.

A terceira assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos decorreu entre os dias 5 e 19 de outubro sobre o tema ‘Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização’, onde se iniciou um debate que vai continuar até à realização de uma assembleia geral ordinário do Sínodo dos Bispos, com três semanas de trabalho, em outubro de 2015.

Como diz D. Manuel Clemente, esta sessão do Sínodo apenas “iniciou um debate”; não tomou decisões, nem deu orientações. Essas só virão depois da assembleia ordinária, em Outubro do próximo ano, num documento a publicar pelo Papa, sob a forma de “Exortação Apostólica”, lá para os inícios de 2016.


Responses

  1. “Relatório Final do Sínodo: Propostas de comunhão aos divorciados em nova união e de aceitação do homossexualismo foram rejeitadas na votação do Sínodo”

    (Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/publicado-o-relatorio-final-do-sinodo-da-familia-59056/)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: