Publicado por: Horácio Noronha | 03/03/2015

Bispo de Setúbal espera partidos «apaixonados» pela dignidade humana

Na abertura da semana nacional da Cáritas, D. Gilberto Reis convida católicos a superar «indiferença»

O bispo de Setúbal presidiu este domingo à Missa de abertura da semana nacional da Cáritas com uma reflexão sobre a importância de centrar a atividade política na dignidade humana e de superar os “muros de indiferença”

“É preciso criar leis mais justas e partidos apaixonados pela dignificação de cada pessoa; é preciso formar políticos empenhados no bem comum, é preciso conhecer, dar a conhecer e praticar o ensinamento social da Igreja”, disse D. Gilberto Reis, na homilia da celebração que decorreu na igreja paroquial da Sagrada Família, em Miratejo.

O prelado partiu do tema escolhido para esta semana nacional, ‘Num só coração, uma só família humana’, que diz estar de acordo com “o sonho de crentes e descrentes”, convidando os católicos a “romper com a indiferença que separa do outro” e cria “suspeita”.

“Se Deus é Pai e Criador de todos, então todos os homens são irmãos e chamados a ser uma só família. Esta é a razão última, donde brotam variadas tentativas, estratégias e anseios de fazer da humanidade uma só família”, assinalou.

Nesse sentido, o bispo de Setúbal apontou como origem de guerras e conflitos a “dificuldade de aceitar Deus como Pai”, o que leva à “indiferença de pessoas e povos diante do sofrimento alheio”, à marginalização, às “perseguições e ódios”.

“A dificuldade de construir a família humana vem da dificuldade de aceitar Deus como Pai e de aceitar os outros como irmãos ou como pessoas com a mesma dignidade; vem da dificuldade de destruir o pecado do egoísmo que isola de Deus, que faz a cada um de nós o centro do mundo e nos divide em ilhas”, observou.

O egoísmo, acrescentou D. Gilberto Reis, gera uma “incapacidade para compreender, admirar, acolher e integrar plenamente o pobre” e para partilhar, “mesmo aquilo que faz falta”.

Durante esta semana e, para além de conjunto de ações locais, a Semana nacional Cáritas, leva à rua o habitual Peditório Público que se vai realizar em diversas cidades e estabelecimentos comerciais entre esta quinta-feira e domingo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: