Publicado por: Horácio Noronha | 24/07/2015

Um Vitral de Invocação Mariana

IMG_2574 (2)

No dia 26 de julho de 2015, foi inaugurado um vitral, na fachada da Igreja do Pragal. O texto que se segue foi lido pelo autor – Louro Artur – na cerimónia de inauguração.

Um Vitral de Invocação Mariana

Numa época de avaliações urbanísticas e de reconstruções arquitectónicas, devido ao terramoto de 1755, o Prior Salvador Pereira de Matos do Castelo de Almada (da então arruinada Igreja de Santa Maria ou da Nossa Senhora da Assunção) regista em 1758, nas suas Memórias Paroquiais, que “No referido lugar do Pragal se está erigindo uma Ermida com invocação de Nossa Senhora Mãe dos Homens” 1. Desconhecendo-se até ao momento o autor do risco e seus intervenientes, a sua construção regista uma realização ornamental fragmentada, entre o estilo pombalino e estilo neoclássico. O templo de planta rectangular, de uma só nave, recebeu um tecto em madeira com pintura decorativa, no qual estava representado um escudo em honra da Virgem. Uma interessante fotografia do século XIX do interior da Igreja, dá-nos uma visão da Capela-mor e Altar-mor, revestida de um retábulo em madeira policromado, semelhante ao de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Cacilhas. Ainda hoje, a Capela-mor guarda uma singularidade temporal, em duas portas com molduras ornamentais em pedraria, suportadas por arcos de verga, convocando uma memória têxtil de reposteiro, em meio e alto-relevo, rematados por frontões interrompidos de características neoclássicas.

Em 1911, um grupo de incautos republicamos anti-clericais2 vandalizaram e incendiaram a Igreja, assim como, a Igreja do Convento de São Paulo. Na onda destruidora, salvou-se com alguma ruína, a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens. Restaurada posteriormente, guarda até hoje os sinais estéticos da sua beleza barroca; a poética pureza da sua verticalidade serena, o bom estofo dos seus panejamentos dourados e pintados, o movimento aparente e expressivo das suas vestes, o contraste de acabamentos, e o interessante adorno de coroa imperial. O Templo ficou fechado e sem culto durante longos anos, reconstruido nos anos 50 do Século XX, ampliado nos inícios do Século XXI, recebe a 26 de Julho de 2015, um vitral da autoria do Pintor Louro Artur, executado nas Oficinas dos Vitrais de Portugal em Leiria. A peça artística, edificada no janelão da frontaria da Igreja de estilo pombalino, invoca de acordo com a expressão do artista, Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens. A imagem, segurando o menino Jesus, eleva a sua mão como bênção ou oração. No universo do vitral, ladeando a virgem, o sol como símbolo de energia criadora e fonte de luz. No centro do espectro solar geométrico, um círculo simbólico, recebe Jesus Cristo segurando o mundo terrestre. O pano do Vitral, é ladeado na vertical, por uma visão aparente de rosas místicas, flor simbólica da virgem. Uma luz forte e brilhante atravessa o vitral, arrastando cores e formas sagradas para o corpo da Igreja. Este tapete de vidro translúcido e luminoso, invoca Jesus e Maria para a nossa presença, a sua luz é nossa esperança e fé.

 – Estão de parabéns todos que entrarem nesta Igreja; também, a Paróquia do Cristo-Rei, a Diocese de Setúbal, e o Senhor Padre Vicente que se lembrou da ideia e o Senhor Padre Horácio que a concretizou com todo o seu dinamismo e fé.

Bem Haja.

Pintor Louro Artur 26/07/2015

 

1 – Alexandre Flores, “Memórias Paroquiais 1758”. Anais de Almada n.º 5-6

2 – Em 18 de Outubro de 1911, o assunto do assalto e a destruição foi levado a Sessão de Câmara. Meses mais tarde for organizado um processo judicial para julgamento dos responsáveis, entre os quais se incluíam maioritariamente, membros da Carbonaria local. – António Policarpo.

Louro Artur escreve de acordo com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico (1990)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: